Olá !
Recentemente passei por momentos muito complicados, tive uma depressão no ano passado, conheci um rapaz que que acabou por não resultar e depois para juntar aos problemas não entrei na universidade...
Este ano parece-me que a vida se está a recompor, pois consegui entrar na universidade, apesar de não ter sido no curso que pretendia e apaixonei-me por um outro rapaz que conheci, muito diferente do que conhecia... Estamos a namorar...
O que eu queria saber é se serei feliz com este rapaz? e se serei feliz com o curso que estou a tirar ou se devo mudar de curso?
Altos e baixos fazem mesmo parte da vida e saber lidar com ambos com a mesma tranquilidade é sinal de sabedoria e o principal objectivo que devemos ter na vida. Se vamos ou não ser felizes é uma escolha interna e um estado que irás desenvolver e promover ao longo da tua vida. Jamais poderá estar dependente de um curso ou de alguem.
O estado de felicidade que todos tanto procuramos é uma emoção, uma escolha, um estado de espirito interior que sentimos quando nos aceitamos como somos, sejam as partes que mais admiramos ou aquelas que tudo fazemos para esconder dos outros. É o resultado de um profundo trabalho interior de auto conhecimento tanto sobre a nossa pessoa e papel terrenos como sobre a nossa alma e a sua missão neste vida presente. Tem a ver com o valor que nos damos a nós proprios e o respeito que demonstramos pelos nossos sonhos, anseios, necessidades. Tem tambem a ver com a corajem com que contra tudo e contra todos, seguimos o que sentimos que está certo e o que faz sentido para nós.
Infelizmente ainda vivemos um tempo em que achamos que a a felicidade é TER algo ou alguem e por isso vivemos desiludidos, frustrados a cobrar e a julgar tudoo e todos como se alguém fosse responsavel pelo nosso bem estar. Se tu propria já admitiste que não foi esse o curso que escolheste, ou acabarás por gostar dele ou já deves saber interiormente que mais cedo ou mais tarde irás fazer as respectivas mudanças para que te sintas melhor. Nada nem ninguem no mundo poderá saber como te sentes a cada momento da tua vida e muito menos as coisas são previsiveis a longo prazo.
A vida é para se ir vivendo um dia de cada vez e ir respeitando e fazendo as mudanças que o nosso coração nos pede. Do ponto de vista de alma, ela apenas vem à terra fazer experiencias, sentir os vários aspectos da vida, as várias emoções, desbloquear medos e inseguranças e desenvolver talentos e capacidades. Resumindo, ela vem aprender a brilhar ... Sejam empregos, cursos, relacionamentos, ferias, viagens, ou qualquer outra experiencia, elas apenas servem para que disfrutemos delas e se sentirmos que chegaram ao fim, termos a capacidade de as deixarmos ir e dar lugar a novas. sugiro-te que leias os textos sobre relacionamentos que encontras neste blog para que possas entender melhor o que te estou a dizer. Lembra que devemos ir para qualquer relacionamento sempre com o objectivo de ir partilhar o que tens de melhor, pois é isso que esperamos do outro tambem, nunca para ir buscar algo que não tens.
Desejo-te muita Luz na tua busca
Equipa Despertar
Vera Correia